O nosso
projeto

Consideramos a Educação na sua dimensão holística, que incorpora todas as facetas da experiência humana. Assim, Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Juntos, Aprender a Ser, são os quatro pilares educativos que nos sustentam, tendo como alicerce a relação que torna possível a aprendizagem. A Relação é o móbil central da nossa Pedagogia.

As pedagogias que utilizamos valorizam a aprendizagem ativa por auto-descoberta da criança, verdadeira autora do seu próprio desenvolvimento.

Uma abordagem eclética enriquecida por elementos componentes de diferentes modelos e métodos pedagógicos (ex. HighScope, Movimento da Escola Moderna, Reggio Emilia, Montessori, Waldorf, Emilia, Pikler) contribui para criar as condições que permitem à criança fazer as suas conquistas com prazer, transformando as capacidades em competências.

cdl mancha amarela 00
Como princípios orientadores sinalizados no Projeto Educativo da Creche, adotamos os identificados pela Prof. Dra. Gabriela Portugal (Prof. Assoc. Univ. de Aveiro):
  • Envolver as crianças nas coisas que lhes dizem respeito;
  • Investir em tempos de qualidade procurando-se estar completamente disponível para as crianças;
  • Aprender a não subestimar as formas de comunicação únicas de cada criança e ensinar-lhe as suas;
  • Investir tempo e energia para construir uma pessoa «total»;
  • Respeitar as crianças enquanto pessoas de valor e ajudá-las a reconhecer e a lidar com os seus sentimentos;
  • Ser verdadeiro nos nossos sentimentos relativamente às crianças;
  • Modelar os comportamentos que se pretende ensinar;
  • Reconhecer os problemas como oportunidades de aprendizagem e deixar as crianças tentarem resolver as suas próprias dificuldades;
  • Construir segurança ensinando a confiança;
  • Procurar promover a qualidade do desenvolvimento em cada fase etária, sem apressar a criança para atingir determinados níveis desenvolvimentais.

Teresa Jardim
Diretora da Creche